Riqueza literalmente jogada no lixo
Quase tudo que é descartado se transforma em fonte de renda para centenas de famílias, além de gerar empregos
O lixo de Campos custa caro e é muito valioso. Vivemos em um mundo em que a cultura da reciclagem chegou e com isso, a conscientização das pessoas com rela- ção à coleta seletiva é mais presente. O município mensalmente recolhe 300 mil toneladas de lixo, deste número 200 mil são reciclados. Em receita, se todo o lixo fosse reciclado, a cidade teria uma renda de R$ 1 milhão e 400 mil. Contudo, houve uma desaceleração no programa de reciclágem por parte da prefeitura, que ao reduzir o investimento feito na área, deixou milhares de campistas sem a coleta seletiva, sendo então obrigados a jogarem uma enorme riqueza literalmente no lixo.
Prefeitura admite redução
O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber por que todo o lixo não é reciclado e como está a atual situação da empresa responsável pela coleta de lixo, Vital Engenharia.
Em nota, a prefeitura informou que “O Programa de Coleta Seletiva recolhe apenas lixo seco, ou seja, aquele que pode ser reciclado. Apesar de o município ter o programa de coleta seletiva, muitas pessoas ainda não têm o hábito de separar o lixo, por isso, na coleta domiciliar, ainda são encontrados materiais recicláveis.
Quanto mais consciência ambiental a população tiver, maior será o recolhimento de material reciclável que vai para as cooperativas.
fonte: https://www.jornalterceiravia.com.br/2017/11/05/riqueza-literalmente-jogada-no-lixo/
Commentaires